top of page

Como saber se seu cão está acima do peso

Foto do escritor: Lucas JRLucas JR

Atualizado: 19 de nov. de 2024

Vamos dar uma olhada no problema da obesidade em cães, quais são os riscos à saúde, como saber se seu amigo está acima do peso e o que fazer se ele estiver.

Você provavelmente sabe que a obesidade é um problema crescente em humanos e que representa um risco significativo à saúde.


Você pode não saber, no entanto, que a obesidade em cães está se tornando um problema maior.

Cães acima do peso enfrentam muitos dos mesmos problemas de saúde que os humanos enfrentam. É por isso que é importante para a saúde geral do seu cão monitorar o peso do seu animal de estimação e tomar medidas apropriadas para ajudar seu amigo peludo a se livrar desse excesso de peso.

O problema é que pode ser difícil saber se seu amigo está acima do peso ou qual deveria ser seu peso ideal. Claro, é importante consultar seu veterinário e monitorar o progresso do seu cão em um plano de perda de peso, mas além disso, como você pode saber se seu cão está acima do peso?

Vamos dar uma olhada no problema da obesidade em cães, quais são os riscos à saúde, como saber se seu amigo está acima do peso e o que fazer se ele estiver.


De acordo com a Association for Pet Obesity Prevention, a porcentagem de cães e gatos obesos está disparando. Um total de 59% dos cães e 61% dos gatos foram considerados obesos em uma pesquisa de 2022 .

Acesso a cuidados de saúde, um maior nível de segurança alimentar e abrigo adequado são considerados aspectos positivos de um estilo de vida compartilhado com humanos. No entanto, também há alguns aspectos negativos desse relacionamento.

Nossos animais de estimação geralmente têm um estilo de vida muito mais sedentário, o que lhes dá oportunidades limitadas de exercícios. Essa atividade limitada pode resultar em taxas mais altas de doenças degenerativas, como diabetes tipo 2, doenças cardíacas e certos tipos de câncer.

Outro problema significativo que nossos amigos animais compartilham é a obesidade, e ela tem um efeito significativo em seu bem-estar. Assim como em humanos, ela pode causar uma série de problemas de saúde.


Problemas de saúde associados à obesidade em cães

Assim como acontece com os humanos, o peso corporal é um fator importante na saúde do seu cão. Um grande estudo conduzido ao longo de duas décadas demonstrou que a obesidade está associada a uma vida útil mais curta em várias raças de cães.

Descobriu-se que até mesmo cães moderadamente acima do peso têm uma expectativa de vida reduzida em até dois anos quando comparados a seus equivalentes mais magros. Além disso, esse peso extra contribui para vários problemas de saúde que podem diminuir a qualidade de vida do seu amado animal de estimação.

Entre elas estão as seguintes doenças e condições de saúde:

  • Aumento do risco de certos tipos de câncer

  • Diabetes

  • Hipertensão

  • Doença cardíaca

  • Osteoartrite

  • Pedras na bexiga urinária

  • Problemas com anestesia

Embora a gordura costumava ser considerada simplesmente um tecido relativamente inativo, os especialistas agora sabem que ela secreta hormônios inflamatórios e cria estresse oxidativo. Considerar a obesidade como uma condição inflamatória crônica de baixo nível marca uma nova abordagem para o problema, e é tão verdadeiro para seu amado cãozinho quanto para você.

Como pais amorosos de animais de estimação, é natural querer dar ao seu melhor amigo tudo o que ele quer, mas, como pais responsáveis, é seu trabalho monitorar o peso do seu cão e ficar atento a qualquer ganho de peso perigoso. Uma boa alternativa são as alimentações naturais.


Seu cão está acima do peso? Como saber.

Como somos frequentemente inundados com imagens de cães acima do peso na mídia, pode ser difícil saber como é o normal. Claro, se você não tiver certeza, pergunte ao seu veterinário ou nutricionista veterinário. Se você estiver se perguntando, "meu cachorro está gordo?", eles podem ajudar você a fazer essa avaliação.

Mas existem outras maneiras de saber se é hora de ajustar a dieta e a rotina de exercícios do seu cão para ajudá-lo a perder alguns quilos.


Olhe para a caixa torácica do seu cão

A cobertura das costelas pode ajudar a identificar um cão acima do peso. Se você segurar sua própria mão com a palma para baixo e sentir os nós dos dedos com a parte plana dos dedos da outra mão, é assim que as costelas do seu cão devem se sentir logo atrás da escápula. Se você não consegue sentir as costelas porque elas estão cobertas de tecido, é um bom indicador de que ele está acima do peso.

Embora esse não seja um método infalível para determinar o peso do seu cão, pode ser uma boa maneira de verificar entre pesagens formais.


Determinando o peso ideal

Você também pode trabalhar com seu veterinário para determinar quaisquer ajustes que você precisa fazer na dieta do seu cão. Eles podem sugerir, por exemplo, pular as sobras de mesa e petiscos para cães ou, pelo menos, dar a ele menos petiscos.

Você também precisará monitorar o consumo de comida de cachorro do seu amigo. Será importante observar o tamanho das porções dele, e seu veterinário pode recomendar fazer algumas mudanças na comida regular dele. Eles podem, por exemplo, sugerir uma dieta especial para restringir sua ingestão de calorias de forma mais eficaz.

Seu veterinário também pode recomendar mudar a rotina de exercícios do seu cão para sair um pouco mais. Você também vai querer monitorar a perda de peso do seu cão para garantir que ele não esteja perdendo muito peso. Lembre-se, o objetivo é um peso saudável.


Receitas de comida para cães com peso saudável

Na FoFoods, apoiamos pais amorosos de animais de estimação com o objetivo de ajudar seus amigos peludos a perderem aqueles quilos extras com opções de baixa caloria que ajudam a promover um peso saudável . Nossos alimentos são recomendados por veterinários e são projetados para promover uma vida longa, saudável e feliz para seu melhor amigo.

Quando a perda de peso é o objetivo, essas receitas fornecem ingredientes frescos, integrais e de qualidade humana em uma combinação altamente nutritiva para ajudar seu amigo a viver sua melhor vida. Ajustes alimentares não precisam significar comida sem sabor, e essas receitas manterão seu cãozinho satisfeito e saciado.


Este conteúdo é apenas para uso informativo e não substitui nutrição profissional e/ou aconselhamento médico, diagnóstico ou tratamento. Não é um substituto e não deve ser considerado para recomendações médicas e/ou nutricionais específicas. Por favor, converse com seu veterinário sobre quaisquer perguntas ou preocupações.




5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page