top of page

Desvendando a mente canina: Como os cães pensam e percebem o mundo"

Foto do escritor: Lucas JRLucas JR

Atualizado: 19 de nov. de 2024

Como Funciona a Mente dos Cães? Descubra o Que Pesquisas Recentes Revelam


Seu cachorro come, dorme, late e pensa o tempo todo. Você pode reunir algumas informações sobre como os cães pensam por meio de dicas visuais.

Você pode ver as sobrancelhas se contraindo e ouvir os suspiros quando ele está entediada e esperando você brincar ou dar uma volta. Ou, o que ele está pensando quando lhe dá aquele olhar inquisitivo, com a cabeça inclinada para o lado? O que eles estão dizendo por meio da linguagem corporal?



Claro, donos de cães adorariam saber o que seus cães pensam. O quanto os cães entendem?

Felizmente, alguns cientistas têm insights sobre a cognição canina.

Esses grupos de pesquisa trabalham em centros de cognição canina em lugares de alto nível, como as universidades Boston College, Duke e Yale. Esses cientistas estudam ciências cognitivas, como psicologia e antropologia. Nos últimos anos, eles aplicaram o que aprenderam dessas disciplinas clássicas à mente canina e como ela funciona.

Você pode se surpreender com o quanto seu cão sabe!


A profunda conexão dos cães: Será que eles nos entendem?

O Dr. Brian Hare dirige o Duke Canine Cognition Center na Duke University é coautor de vários livros, incluindo The Genius of Dogs: How Dogs Are Smarter Than You Think. Ele compartilha um exemplo de como descobriu que seu cachorro Oreo aprendeu a seguir seu gesto de apontar. Quando ele jogou a bola e apontou, Oreo foi na direção certa.

Antropólogo evolucionista, Dr. Hare passou sua carreira estudando cognição animal. Ele diz, “Cães podem interpretar gestos humanos e dicas visuais,” ele acredita que eles nascem com esse entendimento após anos de evolução.

Não é surpresa que nossos cães de estimação depois de todos esses anos de domesticação. O melhor amigo do homem vive perto de nós e depende de nós para comida e abrigo. Eles frequentemente dormem em nossas camas e se aconchegam no sofá.

A domesticação de cães remonta a milhares de anos, quando os povos indígenas do Ártico e da Sibéria dependiam de cães de trabalho como caçadores e cães de trenó. Os companheiros caninos de hoje evoluíram dessa domesticação inicial para os cães mimados de hoje. Pesquisadores como Enikő Kubinyi e Adam Miklósi da Universidade Eotvos em Budapeste, Hungria, estudam cães e lobos criados domesticamente para descobrir o que é genético e o que é uma evolução no comportamento canino . Estudos iniciais descobriram que o comportamento canino se tornou mais comunicativo ao longo dos anos.



Você sabia que o seu cachorro tem o vocabulário de uma criança?

Não subestime o cérebro do seu cão! Sim, seu cão entende o que você diz. Não é sua imaginação. Seu cão PODE soletrar, e seu amigão definitivamente entende palavras essenciais como: nome dele, passear, senta, comer, deita, quieto, etc.

A comportamentalista canina Dra. Juliane Kaminski é outra pioneira no campo da cognição canina. Ela é creditada como uma das primeiras a descobrir um border collie chamado Rico, que aprendeu cerca de 200 palavras. Algumas dessas palavras foram atribuídas a brinquedos específicos, e Rico aprendeu a identificar e recuperar todas elas. Uma criança humana de dois anos conhece entre 100 e 200 palavras.

Outras pesquisas mostram que alguns cães podem aprender centenas de palavras a mais com o treinamento certo. O Dr. Hare conta sobre um cão que aprendeu até 800 palavras. No entanto, não importa quão extenso seja o vocabulário do seu cão, ele não fala a linguagem humana nem escreve... ainda não, pelo menos.


Os cães são solucionadores de problemas

Alguns cães são superinteligentes e têm habilidades avançadas de resolução de problemas.

A Dra. Laurie Santos, cientista cognitiva da Universidade de Yale, diz que os cérebros de cães funcionam e podem ser melhores solucionadores de problemas do que as pessoas.

A Dra. Santos compartilhou um experimento em que demonstrou como abrir um recipiente cheio de guloseimas para um cachorro. O cachorro observou atentamente. Ela balançou a alça e abriu o recipiente. Mas a alça não tinha nada a ver com a abertura do recipiente. Era uma distração. Eles ignoraram a alça inútil quando ela a ofereceu ao cachorro e abriu o recipiente com o focinho.

Ela diz que os cães são "menos irracionais em seguir nosso comportamento do que os humanos", o que significa que eles podem descobrir as coisas mais rápido do que os próprios donos de animais de estimação, porque as pessoas geralmente imitam mais do que resolvem problemas.Nossos companheiros caninos podem ser treinados para farejar câncer ou drogas, e alguns cães são excelentes animais de busca e resgate. Mas seu cão não precisa trabalhar para gostar de resolver problemas. Você pode adicionar quebra-cabeças e jogos adequados para cães na vida do seu cão para desenvolver suas habilidades de resolução de problemas e testar sua cognição canina por diversão.


Quão inteligente é seu cachorro?

O Dr. Hare e sua equipe de pesquisa criaram o Dognition , uma série de testes de cognição canina que você pode tentar em seu cão. Pense nisso como uma forma de treinamento canino.

Um dos testes permite que você esconda um petisco e teste a rapidez com que seu cão consegue encontrá-lo. Você pode esconder o petisco sob copos ou pedaços de papel. Deixe seu cão ver onde você o colocou e, em seguida, mova o petisco para outra área fora do alcance do seu cão. A maioria dos cães irá direto para onde viu você escondê-lo.


Os cães têm memória

O que os cães pensam sobre memórias? Quando seu cãozinho se anima com o sacudir de uma sacola de petiscos para cães, isso é uma memória. Quando seu cão habitualmente faz a mesma caminhada toda vez que você sai, isso é uma memória. E quando você convida seu cãozinho para ir no seu carro com seu brinquedo favorito, isso é uma memória emocionante! Pelo menos a julgar pelo entusiasmo de muitos cães.

A especialista em comportamento canino Julie Burgess, da Senior Tail Waggers, classifica parcialmente a memória de seu cão pela seu "micro-ondas mágico". O que é um "micro-ondas mágico"? É onde as coisas boas vivem.

“Eu guardo todos os petiscos, remédios e potes de pílulas no nosso micro-ondas. Um amigo tentou soltar os cachorros antes de dar petiscos ou remédios, mas Pitú, nosso cachorro mais velho, não quis. Ele se recusou a sair e ficou firme na cozinha, olhando para o micro-ondas até que ele tivesse seu petisco. Agora, nosso amigo o chama de “micro-ondas mágico”.

Eu tive uma experiência parecida passeando com o cachorro de um amigo. Depois de voltar do nosso passeio, Guga esperava uma guloseima e sentou-se perto da prateleira onde eles moravam. Ela olhou para mim, depois para a prateleira e de volta até que eu entendi a mensagem. Os cães definitivamente têm memórias.


Achou interessante esse artigo?






8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page