![](https://static.wixstatic.com/media/a12cfd_a076cefa25134893be5ddabd371cf56d~mv2.png/v1/fill/w_805,h_592,al_c,q_90,enc_avif,quality_auto/a12cfd_a076cefa25134893be5ddabd371cf56d~mv2.png)
O setor de alimentos para animais está repleto de termos de marketing como "totalmente natural" e "ração de qualidade humana". Vamos esclarecer o que realmente significam.
O marketing nesse segmento é tão complicado quanto as expressões "bem-estar" ou "totalmente natural". O que esses termos realmente significam?
Quando você escuta sobre comida para cães de qualidade humana, o que vem à mente?
A ração é de má qualidade para seu cão ou gato?
O que se entende por “grau de alimentação”?
O Ministério da Agricultura faz a supervisão da segurança alimentar para pets?
O que significam ingredientes de alta qualidade e o que você deve oferecer ao seu animal?Para responder a essas e outras indagações, vamos investigar o fascinante mundo dos alimentos para animais.
Vamos começar distinguindo entre comida de qualidade humana e ração.
O que é comida para pets de qualidade humana?
Quando você considera os alimentos que consome, é provável que perceba que existe alguma supervisão sobre eles. Mesmo que você cultive suas frutas e vegetais, o Departamento de Agricultura do Brasil regula as sementes e mudas.
Quando os ingredientes aparecem nas prateleiras do supermercado, eles já atenderam aos requisitos para consumo humano.
Junto com a vigilância Sanitária regula a produção de alimentos humanos, garantindo a qualidade, segurança e valor nutricional, incluindo regulamentações para as fábricas.
É razoável supor que haja diferenças entre as instalações que produzem ração animal e aquelas que produzem alimentos para humanos. Historicamente, as fábricas de ração não seguiam os mesmos padrões de higiene ou ingredientes que as de alimentos humanos. Vamos abordar isso mais adiante.
As afirmações sobre alimentos para pets de qualidade humana indicam que a indústria adotou níveis semelhantes de controle que existem para alimentos de consumo humano. Os fabricantes de ração têm sua própria regulamentação.
Essa entidade estabelece diretrizes padrão para alimentos para pets de qualidade humana, afirmando que “cada ingrediente e o produto final devem ser armazenados, manuseados, processados e transportados de maneira que respeite as normas federais aplicáveis”.
Em termos simples, cada ingrediente e etapa do processamento devem seguir os critérios de “grau humano”. As marcas que utilizam o selo de grau humano em suas embalagens precisam atender a esses padrões.
Essa prática é relativamente recente. Tradicionalmente, marcas de alimentos para pets usavam ingredientes de qualidade alimentar em instalações que produziam ração para gado. Contudo, à medida que o mercado evoluiu, as marcas perceberam que os donos de animais buscam opções mais nutritivas. É interessante notar que estamos voltando a métodos antigos de alimentar animais com comida humana. E isso faz sentido! É mais nutritivo.
![](https://static.wixstatic.com/media/a12cfd_87516e8df1384314979134200eeaf2ce~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_425,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/a12cfd_87516e8df1384314979134200eeaf2ce~mv2.jpg)
Para contextualizar, vamos explorar a ração para cães.
O que é ração para pets?
Diferentemente dos ingredientes de alta qualidade e de grau humano, a ração tradicional, ou seca, é altamente processada e, geralmente, contém muitos enchimentos e alimentos menos nutritivos do que a maioria dos donos gostaria.
O termo “grau para ração” refere-se a alimentos que consideram seguros para a alimentação animal, mas não adequados para consumo humano.
Por exemplo, algumas marcas de ração aproveitam víceras e ossos processados para alimentar os pets. Quando pensamos no processo de separação do frango antes de ser embalado, podemos imaginar que há bastante carne restante nesses ossos.
Ao moer os ossos, a carne remanescente vai para a comida do seu pet. Da mesma forma, pescoços, bicos e pés de frango podem ser utilizados na ração.
Produtos que se você analisar o rótulo da ração para cães, pode se deparar com o termo subprodutos. Eles são ruins? Naturais? Considerados enchimentos?
Os orgãos de controle definem subprodutos como "produtos secundários gerados além do principal". Isso inclui elementos como penas e vísceras. Embora vísceras não sejam comuns nas refeições atuais, eram frequentes nas mesas do passado.
Embora os subprodutos possam parecer menos atraentes, isso não significa que sejam todos ruins. Podem haver nutrientes valiosos ali.
Entretanto, também existem ingredientes de qualidade inferior, como animais mortos ou doentes. Esses não são considerados ingredientes de qualidade e não pertencem à categoria de alimentos comestíveis, mas podem aparecer em algumas marcas de ração.
Grau humano: ingredientes de qualidade em alimentos para cães. Cada etapa da cadeia de suprimentos é regulada, desde os agricultores até o processamento, embalagem e até o armazenamento dos alimentos.
Essa regulamentação ajuda a impedir que animais doentes ou mortos entrem na cadeia de alimentos humanos.
Além disso, a ração de grau humano deve seguir padrões rigorosos de processamento, incluindo protocolos de limpeza e segurança. As instalações são projetadas para facilitar o cumprimento dessas normas.
A ração de qualidade humana segue as mesmas regulamentações que os alimentos destinados a humanos. E, se for fresca, geralmente tem maior valor nutricional do que a ração.
Qual é o valor nutricional da comida do seu animal?
A nutrição é essencial para uma vida saudável. Uma dieta equilibrada contribui para uma vida mais longa e saudável. Embora a nutrição seja individual, a comida fresca de qualidade humana para cães da FoFoods oferece proteínas de alta qualidade, ácidos graxos ômega-3 e a mistura adequada de vitaminas e minerais para cães de diferentes idades e níveis de atividade.
Uma nutrição adequada pode ajudar a tratar alergias em cães, melhorar a mobilidade das articulações e, em geral, aumentar a energia do seu amigo peludo.
Segurança e Transparência
Todo dono de animal de estimação deseja alimentar seu cão ou gato com alimentos saudáveis e seguros, que ofereçam confiança. Ingredientes seguros e transparência sobre como são transformados em refeições saudáveis são parte da nossa missão. Estamos comprometidos em transformar a vida dos pets por meio de transparência e nutrição baseada em evidências.
Como um proprietário preocupado, você quer saber como distinguir as marcas de alimentos para cães. Agora que você compreende melhor as alegações de qualidade humana, pode identificar ingredientes de qualidade e escolher uma dieta equilibrada para seu animal. Seu pet vai adorar alimentos frescos que atendam às suas necessidades nutricionais.
Este conteúdo é apenas para fins informativos e não substitui diagnóstico ou tratamento médico. Consulte seu veterinário para qualquer dúvida ou preocupação.
Comments