top of page

Quais os motivos dos Cães comerem fezes

Foto do escritor: Lucas JRLucas JR




Presenciar seu amigo de quatro patas consumindo suas próprias fezes é algo que pode desanimar qualquer dono amoroso de cachorro. Vamos explorar esse comportamento, suas causas, seu impacto no bem-estar do seu animal de estimação e como você pode abordá-lo.

Há poucas coisas que os pais amorosos de animais de estimação consideram tão desconcertantes quanto ver seu amigo peludo consumindo suas próprias fezes.

Os cães que apresentam esse comportamento muitas vezes são um enigma. Você pode estar oferecendo a eles a melhor comida para cachorro e os melhores cuidados, então por que eles estão se alimentando de fezes? Isso indica algum problema no sistema digestivo? Será uma questão relacionada à ração que você está fornecendo? Como pode impedir esse comportamento?

Vamos analisar esse comportamento, o que o desencadeia, o que ele pode indicar para o bem-estar do seu animal de estimação e como você pode interrompê-lo.

QUÃO FREQUENTE É O COMPORTAMENTO DE COMER FEZES EM CÃES?

Um estudo realizado pelo Centro de Saúde Animal da Universidade da Califórnia descobriu que aproximadamente 23% dos cães comem fezes pelo menos uma vez na vida. Cerca de 16% dos mais de 1.500 cães no estudo foram descritos como comedores frequentes de fezes.

O estudo também constatou que cães que comem fezes com frequência tendem a apresentar as seguintes características:

  • Eles são descritos como "comedores vorazes" por seus donos.

  • Eles convivem com outros cães.

  • Têm maior propensão a comer sujeira.

  • Tendem a consumir fezes de gato.

  • Pertencem às raças terrier ou de caça. Descobriu-se que os cães pastores de Shetland são os que mais apresentam esse comportamento, enquanto os poodles são os que menos apresentam. A idade do cão não parece afetar sua propensão a consumir fezes. Então, por que os cães comem fezes?

RAZÕES MÉDICAS PARA CÃES COMEREM FEZES



A primeira preocupação que surge ao ver seu cachorro se alimentando de fezes é que algo pode estar errado. Pode ser um problema no sistema digestivo? Será que ele precisa de uma dieta rica em proteínas ou livre de grãos? E quanto aos parasitas intestinais?

De fato, é possível que seu cão tenha algum problema médico que esteja levando a esse comportamento peculiar. Aqui estão algumas possíveis causas médicas:

CERTOS MEDICAMENTOS

Alguns medicamentos, como esteroides, podem aumentar o apetite do seu cão, levando-o a consumir suas próprias fezes. Esteroides, benzodiazepínicos (sedativos que produzem relaxamento e previnem convulsões, como Valium) e certos anti-histamínicos podem aumentar a fome do seu amigo peludo e levá-lo a comer suas próprias fezes.

CERTAS DOENÇAS

Algumas doenças podem aumentar o apetite do seu cão e sua propensão a comer suas próprias fezes. Isso inclui diabetes e problemas na glândula tireoide. Parasitas intestinais também podem desencadear o comportamento de comer fezes. Portanto, seu primeiro passo deve ser consultar um veterinário para garantir que a saúde do seu animal de estimação não esteja por trás desse comportamento.

Algumas doenças também podem alterar o cheiro ou a textura das fezes do seu cão, tornando-as mais atraentes para ele.

PROBLEMAS DE DIGESTÃO

Assim como os humanos, o comportamento dos cães pode ser resultado de problemas de saúde digestiva. Pode ser que sua flora intestinal normal não esteja funcionando corretamente ou que seu estômago seja sensível. Se essa for a causa do comportamento, é aconselhável consultar um veterinário, talvez até mesmo um nutricionista veterinário.

DEMÊNCIA/CONDIÇÕES CEREBRAIS

Comer fezes também pode ser resultado de algum problema cerebral, como demência. Isso pode ocorrer à medida que os cães envelhecem, assim como ocorre com os humanos.

DEFICIÊNCIAS NUTRICIONAIS

Problemas médicos subjacentes podem levar a deficiências nutricionais, incluindo deficiências que podem levar à coprofagia. Quando cães adultos começam a comer fezes, pode ser um sinal de que não estão recebendo os nutrientes de que precisam.

Isso pode ocorrer se estiverem sendo alimentados com uma dieta desequilibrada, se não estiverem comendo o suficiente ou se tiverem um problema de saúde que afete sua capacidade de absorver nutrientes. Por exemplo, podem ter deficiência de enzimas digestivas ou podem estar infestados por parasitas que consomem os nutrientes.

Além disso, cães que começam a comer as fezes de outro cão podem estar fazendo isso porque esse cão não está digerindo adequadamente a comida, fazendo com que suas fezes ainda contenham nutrientes em excesso.

RAZÕES COMPORTAMENTAIS PARA CÃES COMEREM FEZES

Além das possíveis causas médicas da coprofagia, existem algumas razões comportamentais pelas quais os cães podem começar a comer fezes.

INSTINTO

Um estudo realizado na Universidade da Califórnia ofereceu uma explicação evolutiva para o comportamento de comer fezes. Eles sugeriram que isso pode ser resultado de comportamentos herdados dos ancestrais lobos de um cão.

Eles observaram que os padrões de coprofagia envolviam comportamentos direcionados a fezes com no máximo dois dias de idade. Os autores sugeriram que esse comportamento instintivo poderia estar relacionado à limpeza de uma toca de fezes potencialmente infecciosas.

Certos ovos de parasitas não são inicialmente infecciosos, mas desenvolvem larvas infectantes após dois dias. Portanto, comer as fezes antes do desenvolvimento das larvas poderia potencialmente ajudar a reduzir a carga parasitária dos animais naquela toca.


COMECE COM ALIMENTOS INTEGRAIS, FRESCOS E DE QUALIDADE HUMANA

A melhor comida de cachorro para quem come cocô é aquela feita altamente digerível com ingredientes inteiros e frescos que fornecem nutrição de qualidade humana. FoFoods oferece inúmeras receitas que fazem exatamente isso.

FoFoods é pioneira na indústria de alimentos frescos para animais de estimação. Eles oferecem refeições integrais de qualidade humana, projetadas (e cientificamente comprovadas) para absorção superior de nutrientes. Isso pode ajudar a prevenir a coprofagia, bem como uma série de outros problemas.

Além disso, está comprovado que suas refeições são mais digeríveis e promovem a saúde do sistema imunológico. Embora suas refeições sejam elaboradas para serem nutricionalmente balanceadas, eles também oferecem suplementos de qualidade para cães que precisam de um pouco mais de suporte nutricional.

Finalmente, para cães com problemas de saúde, eles também oferecem receitas de ração prescritas pelo veterinário e dietas personalizadas . Uma boa nutrição é a base para ajudar a prevenir problemas que podem levar à coprofagia e outros problemas de saúde e para isso você pode contar com a FoFooods a primeira alientação natural com nutrientes para cada fase da vida do seu melhor amigo.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page